Exames | Dr. Fábio Lordelo

ELETROCARDIOGRAMA

O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos conectados ao tórax e aos membros do paciente. Este dispositivo é capaz de transformar a atividade elétrica do coração em registros gráficos que serão posteriormente analisados – fornecendo muitas informações preciosas sobre o seu coração.

Através deste exame, avalio a eletricidade do coração e identifica uma série de condições (normais ou anormais) – como o ritmo e condução elétrica dos batimentos cardíacos, bloqueios na eletricidade, sinais de sobrecarga e de sofrimento agudo/crônico do coração.

Durante a execução do exame o paciente encontra-se em repouso e deitado. É um exame solicitado por médicos de diversas especialidades, bem simples, indolor e de rápida execução.

• Pode ser realizado em crianças? Sim, em qualquer faixa etária.
  • Prazo para entrega do resultado: no momento do exame.

HOLTER 24 HORAS

O Holter de 24 horas é semelhante a um “eletrocardiograma portátil de 24h”. O paciente vai ao consultório instalar este aparelho – que ficará conectado ao tórax (através de fios e eletrodos) ao longo de um dia inteiro. Ao devolver o aparelho, obtenho o registro gráfico e analiso informações preciosas sobre o comportamento do coração ao longo deste período que esteve acoplado ao paciente.

Este exame é indicado especialmente para avaliação do ritmo dos batimentos cardíacos, uma vez que os registra por um longo intervalo de tempo. Habitualmente costumo pedi-lo quando há sintomas como palpitações (sensação de que o coração está batendo), desmaio, tontura e avaliação de arritmias tal como a fibrilação atrial.

• Pode ser realizado em crianças? Sim, em qualquer faixa etária.
  • Pode retirar o aparelho para tomar banho? Não.
  • Pode usar o aparelho durante a prática de atividade física? Não.

MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é um exame complementar realizado ao longo de 24h que tem como principal objetivo diagnosticar e avaliar o controle da hipertensão arterial sistêmica.

Na minha opinião, é um exame fundamental para obtermos respostas convincentes para as seguintes perguntas comumente feitas pelos pacientes: sou realmente hipertenso e preciso usar remédio ? minha hipertensão está controlada ? É considerado um exame indolor e pouco invasivo, mas existe um incômodo inerente a este exame que, ao longo do dia, mede sua pressão em média 50 vezes e durante o sono 20 vezes.

Pode ser realizado em grávidas, crianças, obesos, idosos, desde que o tamanho da braçadeira/manguito (dispositivos que ficam conectados ao braço) seja compatível com o perímetro do braço do paciente.

• Pode ser realizado em crianças? Sim, em qualquer faixa etária.
  • Pode retirar o aparelho para tomar banho? Não.
  • Pode usar o aparelho durante a prática de atividade física? Não.

MRPA – Monitorização Residencial da Pressão Arterial

A Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) é um exame que consiste em uma série de medidas da pressão arterial realizada pelo próprio paciente ao longo de 4 dias, seguindo o protocolo de execução validado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia). No momento da entrega do aparelho, explico cuidadosamente como o paciente fará estas medidas da pressão.

Nossos aparelhos são da marca OMRON – periodicamente calibrados e higienizados, conforme orientações do INMETRO e SBC.

De modo semelhante ao MAPA, auxilia no diagnóstico e manejo das medicações da hipertensão arterial sistêmica (pressão alta). Avalia também pacientes com pressão baixa.

Diferente da MAPA, ele não fica preso ao corpo ao longo de 24h, portanto, não avalia os níveis de pressão durante o sono. Tal diferença traz esta pequena limitação técnica ao MRPA porém é reportada, pelos pacientes, como um exame mais confortável que o MAPA.

A MRPA permite identificar se os altos níveis de pressão de um paciente, identificados no consultório médico, estão presentes também em seu cotidiano. Sendo assim, muito útil para descartar a hipertensão do jaleco branco.

• Pode ser realizada em gestantes? Sim
  • Pode ser realizada em crianças? Sim, em qualquer faixa etária.

SRA (Stroke Risk Analysis) – Análise de Risco de AVC

Exame que, através da análise do batimento cardíaco, busca estimar risco de o paciente ter uma arritmia cardíaca chamada “Fibrilação Atrial”. Esta informação é importante em pacientes que são de alto risco para ou aqueles que já foram acometidos por um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico cuja causa não foi bem estabelecida.

A fibrilação atrial é uma das arritmias mais comumente identificadas pelos cardiologistas e tem como característica provocar batimentos cardíacos irregulares com consequente má circulação sanguínea, de modo a facilitar a formação de “coágulos”. Estes coágulos poderão se deslocar do coração em direção a diversos órgãos, mais comumente o cérebro. Provocando assim o AVC. Se conseguirmos identificar precocemente tal risco, podemos prevenir o AVC.

Principais dúvidas:
  • Qual a duração do exame? Aproximadamente 60 minutos.
  • Como é realizado? Com o mesmo aparelho e técnica do holter.
  • Prazo para entrega do resultado: em até 1 hora.

ÍNDICE TORNOZELO-BRAQUIAL

O índice tornozelo-braquial é um exame não invasivo, indolor, que auxilia no rastreio da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) dos membros inferiores. Também serve como indicador de doença aterosclerótica em outros territórios.

É um exame que está bem estabelecido pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia como marcador prognóstico para eventos cardiovasculares (ou seja, capaz de auxiliar a definir o risco do paciente de desenvolver infarto e derrame/AVC) – ajudando, desta forma, na decisão médica de se o paciente deverá ou não fazer uso de medicações para baixar colesterol.

Vários estudos já demonstraram que pacientes com índice tornozelo-braquial alterado possuem mortalidade 3-6 vezes maior em 5 anos comparados com controles. É claro que este exame não deve ser analisado de forma isolada, sendo necessário correlação clínica para sua apropriada interpretação.

POLISSONOGRAFIA

O Exame do Sono Biologix é uma polissonografia utilizada para diagnóstico e acompanhamento do tratamento de ronco e apneia do sono, e permite que profissionais de saúde ofereçam a seus pacientes uma solução simplificada, utilizando apenas um celular e um sensor compacto e sem fios (semelhante a um oxímetro de pulso).

Principais dúvidas:
  • Precisa dormir na clínica ? NÃO ! Esta é a grande vantagem deste método. O paciente realiza o exame em casa, sem fios, em suas condições normais de sono. O resultado fica pronto em menos de 6 horas.
  • É confiável? O dispositivo passou por uma série de validações clínicas realizadas no InCor – Instituto do Coração do HCFMUSP: o maior centro de cardiologia do Brasil. Além disso, é certificado pelos principais órgãos regulatórios do Brasil.
  • Por que é mais barato que uma polissonografia convencional ? O Exame do Sono Biologix tem como objetivo democratizar o acesso ao diagnóstico da apneia do sono, e por isso tem o valor mais baixo do mercado.
  • Pode ser realizada em gestantes? Sim
  • Pode ser realizada em crianças? Sim, em qualquer faixa etária.

Sobre | Dr. Fábio Lordelo

Sou formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus- Bahia), que me ensinou os princípios da Medicina de Família e Comunidade e a valorização do ser humano como um todo: do aspecto biológico ao social. Durante a graduação, tive envolvimento com projetos de Extensão na comunidade, que fortaleceram minha paixão por cuidar, educar e ajudar a mudar realidades.

Especialidade | Dr. Fábio Lordelo

O cardiologista é o médico que entende do coração. Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo.

Blog | Dr. Fábio Lordelo